loader image

Conheça os benefícios do Open Finance!

O Open Finance está transformando o mundo dos negócios no Brasil, aprimorando a clareza dos produtos financeiros, empoderando o consumidor e incentivando inovações.

Agora é o momento de discutir como o Open Finance afeta positivamente consumidores e empresas de diversas maneiras.

Empoderando consumidores com maior controle

Uma vantagem da evolução do Open Finance no Brasil é a proteção ao consumidor que ele oferece. Historicamente, os dados financeiros dos consumidores são armazenados e controlados separadamente pelos respectivos bancos, sendo altamente compartimentados. O que o Open Finance faz é quebrar essa cadeia, permitindo que o consumidor compartilhe seus dados financeiros de forma segura com quem ele julgar apropriado.

O Open Finance, portanto, empodera o consumidor a compartilhar seus dados financeiros com diferentes prestadores de serviços, facilitando a compra de outros produtos financeiros relacionados. Por exemplo, os clientes podem trocar e comparar livremente os diversos serviços bancários, como empréstimos, cartões de crédito e contas poupança, tudo com as condições mais favoráveis.

O Open Finance também ajuda os consumidores a gerenciar seu dinheiro de forma mais eficaz com a ajuda de ferramentas especiais. A integração das empresas financeiras permite que os consumidores consolidem uma grande quantidade de dados administrativos em um único lugar. Essa abordagem geral facilita uma melhor tomada de decisões e uma gestão eficiente das alocações e recursos da entidade.

O Open Finance é uma realidade no Brasil, e um dos pilares desse setor é a grande segurança do processo. Os dados dos consumidores devem sempre ser protegidos, portanto, o sistema adotou recursos de segurança que não podem ser violados. Os usuários decidem se seus dados podem ser compartilhados com terceiros e podem cancelar permissões a qualquer momento.

Impulsionando a inovação e a competição

Não são apenas os cidadãos que se beneficiam com o Open Finance; o setor financeiro como um todo se torna mais inovador e competitivo. Isso possibilita que outros players, como as fintechs, desenvolvam soluções únicas no mercado financeiro, de acordo com as necessidades de seus clientes-alvo.

Ele facilita a interação entre players convencionais e novos no setor financeiro, criando um ambiente de dados abertos. As inovações das fintechs podem ser utilizadas pelos bancos para melhorar sua presença online e serviços, enquanto as fintechs se beneficiam da base de clientes dos bancos. Essa cooperação resulta em produtos e serviços financeiros que são integrativos, versáteis e fáceis de usar.

Além disso, o Open Finance promove a criação de novos produtos. Os dados de consumo fornecem aos prestadores de serviços financeiros uma ferramenta para agregar valor a seus clientes, criando produtos que atendem às suas necessidades e demandas.

Por exemplo, no contexto dos mercados de crédito, as ofertas de empréstimos podem ser projetadas para refletir as pontuações de crédito dos solicitantes ou, no banco de investimento, produtos de investimento que correspondem a determinados níveis de tolerância ao risco podem ser desenvolvidos.

Promovendo a inclusão financeira

Este é um dos casos em que os benefícios gerais da implementação do conceito de Open Finance no Brasil podem ser destacados: o aumento no nível de inclusão financeira. Considerando que uma grande parte da população ativa ainda não tem acesso pleno aos serviços financeiros, o Open Finance pode se tornar a força motriz do desenvolvimento da indústria para essas populações.

A disponibilidade de pontuações de crédito preparadas a partir de fontes de dados não convencionais permite que as instituições financeiras concedam empréstimos a indivíduos que anteriormente eram excluídos dos mercados de crédito formal, avaliando-os com base em seus registros públicos de pagamentos, como cartões de crédito, telefone e contas de serviços públicos.

Além disso, o Open Finance possibilita a oferta de vários níveis de educação financeira e alfabetização financeira. Os consumidores, com a ajuda das novas tecnologias e serviços financeiros, ganham mais conhecimento sobre si mesmos e sobre sua situação financeira, bem como sobre as formas de melhorá-la.

Facilitando a supervisão regulamentar

Em termos de regulamentação, várias oportunidades também podem ser observadas no contexto do Open Finance no Brasil. Em troca, os reguladores podem ter insights sobre as transações financeiras e, portanto, sobre os comportamentos dos consumidores, aumentando a fiscalização dos reguladores.

O Open Finance também pode simplificar os processos de conformidade das instituições financeiras. Como resultado da padronização de formatos e do compartilhamento de especificações, fica mais fácil para as instituições atenderem às necessidades de relatórios e auditorias futuras.

No geral, o conceito de Open Finance no Brasil traz muitas vantagens para clientes, empresas e autoridades. Ao aprimorar a posse e os direitos dos dados dos consumidores, estimular novos entrantes e inovações, aumentar a conscientização, aprofundar o acesso e melhorar a supervisão na indústria financeira, o Open Finance está pronto para revolucionar os serviços financeiros no Brasil.