Tudo o que você precisa saber sobre Inteligência Artificial!

O mundo moderno não poderia pensar em sobreviver sem inteligência artificial e, hoje, pesquisa, educação, marketing, militar, saúde e muitas outras indústrias não poderiam imaginar sua existência sem a ajuda da inteligência artificial (IA).

O aprendizado de máquina é atualmente considerado uma das principais tendências tecnológicas do século XXI. Este artigo oferece uma compreensão clara da IA, seus vários usos e as questões de moralidade que a acompanham.

O que é inteligência artificial?

IA é a capacidade de um sistema ou máquina de imitar a inteligência humana para realizar tarefas como um ser humano faria. Esses sistemas incluem elementos que os permitem resolver problemas que antes eram resolvidos pelo cérebro humano, como reconhecimento de imagem e voz, tomada de decisão e tradução, entre outros.

A inteligência artificial é uma característica dominante do aprendizado de máquina, principalmente como algoritmos que permitem que os computadores aprendam com as informações fornecidas. A principal diferença entre a programação tradicional, onde um computador obedece a comandos, e o aprendizado de máquina é que este último aumenta o desempenho do sistema com o tempo, à medida que é introduzido a mais dados.

Contexto histórico

A ideia de IA ou algoritmos que são mais avançados do que a inteligência humana pode ser rastreada até civilizações antigas com mitos e histórias. No entanto, as raízes exatas da inteligência artificial moderna estão no meio do século XX. A IA, como campo, recebeu seu nome em agosto de 1956 na Conferência de Dartmouth, onde foi oficialmente definida como um campo de estudo.

Desde então, o campo percorreu um longo caminho. O conceito de aprendizado de máquina começou na década de 1980 e o aprendizado profundo na década de 2010. Todos esses avanços foram impulsionados pelo aumento da capacidade computacional, disponibilidade de grandes volumes de dados e melhores algoritmos. Hoje em dia, os sistemas de IA podem realizar atividades com um nível muito alto de precisão e velocidade, às vezes além da capacidade humana.

Tendências atuais

Atualmente, o foco na IA como tema e sua aplicação está crescendo a uma taxa exponencial. Algumas das tendências mais reconhecidas incluem a saúde consumerizada usando IA para diagnóstico e prescrição, aplicação de IA em finanças para identificação de fraudes e negociações usando algoritmos, e transporte autônomo movido por IA e movimentação de mercadorias.

Outra mudança importante é tornar a IA mais acessível à população, abrindo plataformas e ferramentas de IA para desenvolvedores e pesquisadores de diferentes partes do mundo. Algumas plataformas de IA proeminentes incluem Google Cloud AI, Microsoft Azure AI e AWS AI, onde organizações podem usar soluções de IA sem desenvolver conhecimento interno impressionante de seu funcionamento.

Aplicações da inteligência artificial

Saúde

A inteligência artificial está se tornando uma das tendências mais promissoras na área da saúde, devido à melhoria dos diagnósticos, abordagem individualizada ao tratamento e aumento das medidas organizacionais. Uma área importante da IA que pode beneficiar o setor de saúde é o diagnóstico por meio de imagens médicas.

Outra área aonde a IA é muito útil é na entrega de medicamentos personalizados. Usando dados relacionados à genética, hábitos de trabalho e histórico de saúde, uma IA pode identificar tendências individuais e sugerir a terapia adequada para uma determinada doença. É igualmente eficiente na melhoria das circunstâncias dos pacientes e nos custos de saúde, pois visa evitar doenças antes que elas ocorram.

Finanças

Na indústria financeira, a IA está mudando a maneira como as instituições pensam sobre riscos, como relatam fraudes e como lidam com os clientes. A detecção de fraudes é um dos principais usos da inteligência artificial, onde os resultados são bastante frutíferos. Os padrões de transações podem ser monitorados em tempo real pelo uso de algoritmos de aprendizado de máquina e, onde há sinais de atividade potencialmente fraudulenta, eles podem ser sinalizados.

O comércio algorítmico é outra área em que a IA também se aplica comumente na indústria financeira. A IA é capaz de minerar grandes volumes de dados de mercado e fazer análises inteligentes desses dados para negociar de forma mais eficiente do que qualquer ser humano.

Sistemas autônomos

Veículos autônomos são, sem dúvida, o uso mais conhecido e frequente da IA, especialmente no transporte e logística. Carros autônomos, carros elétricos fabricados por empresas como Tesla, Waymo, Uber e outras são os pioneiros dessa revolução.

Esses veículos comerciais e de consumo incorporam sensores, câmeras e usam algoritmos de inteligência artificial para encontrar o caminho correto, identificar e evitar objetos na estrada enquanto tomam decisões em tempo real.

Em particular, a IA na indústria de transporte é utilizada para a previsão da demanda e o fornecimento de mercadorias, o armazenamento de inventário e a provisão das melhores rotas de entrega. As principais empresas de negócios de hoje, como Amazon e DHL, estão incorporando o uso de inteligência artificial em sua logística para aumentar a taxa de entrega de mercadorias em todo o mundo.